O salão
de beleza como agência de notícias
Prof. Dr.
Sebastião Breguez
Luiz Beltrão, iniciador das pesquisas sobre os processos populares
de comunicação que ele cunhou com o nome Folkcomunicação, mostrou como
as classes populares criam seu sistema informal de comunicação com várias
ferramentas e instrumentos. Enquanto a elite dominante organiza
seu sistema de comunicação na indústria cultural com os meios
de comunicação de massa (TV, rádio e jornal), o povo articula seu sistema de comunicação, que chamamos de folkcomunicacional, na informalidade, na irreverência, no riso, no deboche, na malícia,
na crítica e na oralidade.
O objetivo desta pesquisa é analisar
o Salão de Beleza como uma espécie de agência de notícia (fofoca gera notícia) onde a vida
política, econômica e social da comunidade é apresentada pelas
mulheres que se transformam em repórter da vida social e narram uma outra
versão da realidade urbana. Elas fazem uma releitura da atualidade em que
personagens e fatos são apresentados de forma nua e crua.
O Salão de Beleza é um destes instrumentos folkcomunicacionais
onde circulam as informações das cidades, dos bairros, das ruas e dos
grupos sociais. Ali as informações são noticiadas pelos processos verbais
da oralidade e da informalidade e se reproduzem com excepcional rapidez
e eficiência nos grupos sociais. Daí considerar-se o Salão de Beleza
como uma agência de notícias. A partir dali as pessoas ficam sabendo de
tudo o que está acontecendo nos bastidores da sociedade. Quem frequenta
ali é a mulher do prefeito, do senador, do deputado, do vereador,
do empresário, do comerciante e de todos os grupos da comunidade
que informam, comentam, opinam, analisam, criticam tudo o que
está acontecendo. Para um repórter mais atento, ali pode ser a sua
maior fonte de informação.
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