quarta-feira, 27 de setembro de 2017

CONVENTO DE MACAÚBAS, EM SANTA LUZIA, GASTRONOMIA

GASTRONOMIA MINEIRA, SANTA LUZIA MG

CONVENTO DE MACAÚBAS TEM RECEITAS DIVINAS

Por Sebastião Breguez

Do famoso Vinho de Rosas, que originou até filme, bebida que ajuda a curar males do pulmão no Século XVIII, a licores e doces diversos. O Convento de Macaúbas, de Santa Luzia, MG, primeira escola feminina do Brasil, guarda segredos seculares da gastronomia religiosa das Minas Gerais.


O Convento de Macaúbas, cujo nome oficial é Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, em Santa Luzia, Minas Gerais, guarda também segredos da histórica culinária mineira do século XVIII.  O Convento, criado em 1714 por Félix da Costa e se transformou no primeiro educandário feminino do Brasil. Por ali passaram as filhas da elite do país. Mas também Chica da Silva e suas filhas, a filha de Tiradentes e outras personagens da história mineira e brasileira. O local hoje abriga a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, mantém a tradição das Freiras Enclausuradas. 



O Mosteiro é dirigido pela Irmã Maria Imaculada de Jesus Hóstia. Elas guardam com muito zelo a tradição culinária do século XVII com suas receitas divinas. São receitas das irmãs enclausuradas que atravessaram séculos na cultura gastronômica das Minas Gerais. Situado a 12 quilômetros do centro da cidade, na estrada que leva à Serra do Cipó, através de Jaboticatubas, ali se saboreiam biscoitos que têm gosto de história, caldos e licores deliciosos.  A fama do lugar também se transformou em filme célebre VINHO DE ROSAS, lançado há pouco, que retrata a vida no convento, os personagens e a história mineira e brasileira. O  vinho de rosas, que é tema do filme, é produzido e comercializado ali com as mesmas técnicas de 300 anos atrás. Os produtos da culinária de Macaúbas podem ser comprados lá ou pelo telefone: (31) 3684-2096/9612-1773.



2 comentários: