PHILIP KOTLER LANÇA
MARKETING: 3.0
Prof. Dr. Sebastião
Breguez
Philip Kotler, o
‘papa’ do Marketing, em seu último livro trata do Marketing 3.0.
Ele diz que o Marketing 1.0 foi a era dos produtos, cujo
objetivo era padronizar e servir ao mercado de massa, ganhando em escala. O
modelo da Ford foi um grande ícone dessa era. O Marketing 2.0 surgiu com
o advento da tecnologia e informação, e o foco centrado no cliente.
O
termo 'mercado alvo' ganhou importância fundamental, e o 'posicionamento' virou
a palavra da moda. Estaríamos, segundo ele, testemunhando o surgimento do
'Marketing 3.0', uma era voltada para os valores, em que os seres
humanos são tratados como pessoas integrais e plenas, com mente, coração e
espírito.
Philip Kotler, o Papa do Marketing
Nessa era, o enfoque deve buscar o bem estar e a felicidade dos
indivíduos, o bem coletivo, a sustentabilidade da sociedade e do planeta. Para
Kotler, inauguramos a era do marketing do espírito humano.
A grande novidade
do Século XXI é que, finalmente, o marketing parece entender que existe algo
além de maximizar vendas como uma atividade principal. Depois de anos falando
somente de produtos, imagem, mercado alvo, baixo custo, margem, '4 Ps', '4Cs',
‘4As’ etc, o Marketing se rendia às questões mais abstratas, intangíveis e
perenes da existência humana.
Dois fatores principais motivaram
mudanças no comportamento do consumidor.
A globalização que criou uma cultura
universal e ao mesmo tempo fortaleceu a cultura local, com reflexo em indivíduos
e consumidores.As pessoas tornaram-se cidadãos mundiais e locais, sendo
sobrecarregadas por valores conflitantes.O impacto tecnológico impulsionou a
globalização, gerando novas atitudes nos consumidores.Globalização e tecnologia
criaram uma economia interligada, onde todos são alcançados em qualquer parte
do mundo, influenciando empresas e pessoas.
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