segunda-feira, 14 de julho de 2014

PHILIP KOTLER LANÇA MARKETING 3.0



PHILIP KOTLER LANÇA MARKETING: 3.0

Prof. Dr. Sebastião Breguez



Philip Kotler, o ‘papa’ do Marketing, em seu último livro trata do Marketing 3.0. Ele  diz que o Marketing 1.0 foi a era dos produtos, cujo objetivo era padronizar e servir ao mercado de massa, ganhando em escala. O modelo da Ford foi um grande ícone dessa era. O Marketing 2.0 surgiu com o advento da tecnologia e informação, e o foco centrado no cliente

O termo 'mercado alvo' ganhou importância fundamental, e o 'posicionamento' virou a palavra da moda. Estaríamos, segundo ele, testemunhando o surgimento do 'Marketing 3.0', uma era voltada para os valores, em que os seres humanos são tratados como pessoas integrais e plenas, com mente, coração e espírito. 


 Philip Kotler, o Papa do Marketing

Nessa era, o enfoque deve buscar o bem estar e a felicidade dos indivíduos, o bem coletivo, a sustentabilidade da sociedade e do planeta. Para Kotler, inauguramos a era do marketing do espírito humano.

A grande novidade do Século XXI é que, finalmente, o marketing parece entender que existe algo além de maximizar vendas como uma atividade principal. Depois de anos falando somente de produtos, imagem, mercado alvo, baixo custo, margem, '4 Ps', '4Cs', ‘4As’ etc, o Marketing se rendia às questões mais abstratas, intangíveis e perenes da existência humana.
Dois fatores principais motivaram mudanças no comportamento do consumidor. 

A globalização que criou uma cultura universal e ao mesmo tempo fortaleceu a cultura local, com reflexo em indivíduos e consumidores.As pessoas tornaram-se cidadãos mundiais e locais, sendo sobrecarregadas por valores conflitantes.O impacto tecnológico impulsionou a globalização, gerando novas atitudes nos consumidores.Globalização e tecnologia criaram uma economia interligada, onde todos são alcançados em qualquer parte do mundo, influenciando empresas e pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário