quinta-feira, 4 de maio de 2017

EMPRESARIO PRODUZ CARNE DE CAJU

FORTALEZA, CE
EMPRESARIO PRODUZ CARNE DE CAJU
Por Sebastião Breguez


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e área interna
Sebastião Breguez, Jaime Aquini e Padre Vieira
Carne vegetal de Caju. Este é o novo produto que o empresário de Fortaleza, capital do Ceará, Nordeste do Brasil, Jaime Aquino, 74, que é o maior produtor e exportador de caju ( uma fruta tropical muito comum no Nordeste do Brasil) do mundo, está lançando no mercado. Ele é dono da CIONE-Companhia Industrial de Óleo do Nordeste, uma empresa que fatura por ano cerca de US$ 16 milhões com exportação da castanha ( semente da fruta ) e agora está produzindo carne de caju e revolucionando a culinária brasileira. Sua decisão pode revolucionar o setor de alimentos, além de expandir a economia com o ingresso de micro e pequenos empresários do setor agro-alimentício.


O caju sempre foi um produto importante na agricultura do Nordeste do Brasil, pois sua castanha é utilizada na alimentação, principalmente, nas festas de Natal e Ano Novo como tira-gosto nos coquetéis. Mas a carne da fruta é desprezada e, na maioria das vezes ‚ jogada fora. Cansado de ver 27 milhões do pedúnculo ( parte do caju sem a castanha) ser desperdiçados todos os anos, enquanto as castanhas são exportadas para vários países do Mundo, o empresário fez pesquisas e começou a fazer pratos variados com o caju. Com gosto mais próximo da carne bovina do que a soja, a carne de caju pode ser utilizada para produzir moquecas, almôndegas, pastéis, quibes, frituras diversas, coxinhas, bolinhos salgados, rissoles, além de tortas doces e suflês.


Depois de tomar a decisão de explorar o caju na culinária, o empresário Jaime Aquino partiu para uma cruzada educativa nos meios de comunicação. Esteve em várias rádios e TVs de Fortaleza com o objetivo de divulgar o seu novo produto. No programa de TV de maior audiência no estado, o 'Ceará Caboclo', apresentado pelo poeta Carneiro Portela, ele mostrou os principais pratos que podem ser preparados com o caju e pediu ao seu cozinheiro, José Ari Ferreira da Silva,38, para explicar e dar as receitas.

O caju é uma fruta rica em fibras, vitamina C e sais minerais ( cálcio, ferro e fósforo), mas somente a sua castanha tem sido aproveitada comercialmente. No Ceará, a castanha de caju ocupa o primeiro lugar das exportações. O pedúnculo, entretanto, é completamente desperdiçado. Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará-UFC, Raimundo Williane de Figueiredo, 94% de toda a produção do pedúnculo vai para o lixo. Os 6% restante são utilizados na indústria de sucos e doces.
"Nunca me conformei de ver tanto pedúnculo desperdiçado, enquanto milhões de pessoas passam fome", desabafa Jaime Aquino. Ele atua no setor há 34 anos. Desta forma, o empresário resolveu montar no refeitório de sua empresa, a CIONE, com sete mil funcionários, um 'restaurante do caju'. Ali ele recebe diariamente um grupo seleto de pessoas - jornalistas, políticos, empresários, artistas - para saborear as delícias do caju. Sua idéia é transformar o caju no componente número um da mesa da população do Nordeste e de todo brasileiro do Sul.
A produção de castanha de caju do Ceará , no ano passado, foi de 74 mil toneladas e a safra prevista para este ano é de 100 mil toneladas. Somente a CIONE, empresa que lidera as exportações, fatura 16 milhões de dólares/ano. Seu mercado abrange os Estados Unidos, Europa, Líbano, Japão, América do Sul.
RECEITAS DO CAJU
==>1) MOQUECA DE CAJU
Ingredientes
10 cajus maduros e consistentes
1 tomate, 1 pimentão verde, 1 cebola
2 colheres de sopa de azeite de dendê, sal e pimenta

Modo de fazer
Lavar os cajus e cortá-los em cubos.
Deixar escorrer um pouco. Refogar o dendê com tomate, cebola e pimentão. Se quiser, pode adicionar cheiro verde. Pimenta e sal à gosto. Depois de refogado,
colocar o caju e leite de coco e deixar cozinhar por 30 minutos.

==>2) CARNE DE CAJU
Ingredientes

10 cajus maduros e consistentes.
Tomates, pimentão, cebola, sal e pimenta.

Modo de fazer
Passe os cajus no liquificador e depois numa peneira para retirar o máximo do suco. Ponha em seguida numa panela e leve ao fogo, mexendo sem parar até‚ enxugar totalmente. Tempere com duas colheres de óleo e as verduras picadas, sal e pimenta. Fica com aspecto de carne moída. A carne pode ficar pronta congelada para ser usada nos pratos.
==>3) FRITADA DE CAJU
Ingredientes
4 ovos
Carne de caju pronta
2 colheres de maizena.
Margarina para fritar

Modo de Fazer
Bata as claras, as gemas e misture a maizena. Em seguida, coloque a carne de caju já pronta e misture. Asse na margarina até dourar.
==>4) OMELETE DE CAJU
Ingredientes
4 ovos.
2 colheres de sopa de maizena.
Margarina para fritar.
Carne de caju.


Modo de Fazer

Bata as claras em neve e adicione a gema e a maizena. Em separado, a carne de caju já deve estar pronta. Ponha a margarina para derreter e parte da mistura de ovos. Recheie com a carne de caju e cubra com o restante dos ovos. Virar e servir quente.
==>5) BIFE DE CAJU
Ingredientes
300gramas de carne de caju preparada.
2 colheres de farinha de trigo.
óleo para fritar

Modo de preparar
Misture a carne de caju já pronta com a farinha de trigo. Forme os bifes com as mãos e frite em óleo quente.
==>6) BOLINHOS DE CAJU
Ingredientes
Massa para fazer bife ( carne pronta de caju com a farinha de trigo).
Farinha de rosca.

Modo de Fazer
Forme as bolinhas com a massa e passe na farinha de rosca. Fritar em óleo quente.
==>7) TORTA SALGADA DE CAJU
( Para 4 pessoas )

Ingredientes
12 cajus médios sem casca.
2 cebolas grandes.
2 pimentões verdes médios.
2 tomates.
4 dentes de alho batidinhos.
3 colheres (sopa) de azeite.
5 limões.
4 ovos.
Coentro e cebolinha batidos.

Modo de fazer
Esprema os cajus e coloque em vasilha com água e limão. Depois esprema novamente os cajus e desfie bem fininho com a ajuda de um palito. Coloque em outra vasilha com água e limão. Depois, leve a vasilha ( com os cajus e a água de limão) ao fogo por 40 minutos. Escorra bem e comece a prepara-los. Bata no liquidificador as cebolas, pimentões e tomates com meio copo de água. Ponha o caju numa panela e adicione a mistura de cebola, pimentão, tomate. Coloque sal e leve ao fogo até quase secar. Refogue no azeite o alho e o caju, junte o cheiro verde e reserve. Bata quatro ovos inteiros com um pouco de sal. Ponha a metade em um pirex, em seguida o caju refogado, e, por cima, o restante dos ovos batidos. Asse em forno moderado, desenforme e sirva.
Mo

4 comentários: