Estratégias
de Marketing Político
COMO NÃO PERDER AS ELEIÇÕES
Prof.
Dr. Sebastião Geraldo Breguez (*)
O
desenvolvimento da ciência e de novas técnicas no setor da comunicação trouxe,
hoje em dia, uma infinidade de possibilidades para quem
trabalha coma opinião publica e na formação de imagens
positivas para o grande público. A grande
conquista, nesse setor, é a utilização das chamadas estratégias de Marketing
Político, que são ações com o intuito de destacar um nome e
suas qualidades juntos aos eleitores da forma mais clara
e definitiva possível, levando nestas ações, informações de conteúdo que farão o eleitorado assimilá-las a um político. Depois, na segunda etapa, a
estratégia visa a alimentar este conceito e defendê-lo.
Dessa forma, a imagem de um político
depende, naturalmente, dos esforços que ele e sua assessoria
desenvolvam na chamada Campanha Eleitoral, mas também na Campanha
Pos- eleitoral. Esta pode ser dividida em duas partes:
1. Atuação
política nas Câmaras Municipais, Assembléia Legislativa e Congresso Nacional e
contatos políticos com as suas bases eleitorais;
2. Atuação junto aos órgãos de comunicação
social (jornais, rádio, TV, etc.). É do segundo
tópico que vamos tratar aqui brevemente, de maneira pratica.
Uma Assessoria
de Comunicação de um político (Prefeito, Vereador, Deputado) deve,
constantemente, avaliar a sua imagem pública
através do que diz dele a mídia (jornais, rádios, Tvs). Se o político aparece
pouco no noticiário dos jornais, deve-se
pesquisar quais as causas, através de investigações simples e informal junto aos
jornalistas que cobrem o setor. For outro lado, deve-se montar uma estratégica
política de comunicação, marketing político de comunicação, em que devem ser realizadas
as seguintes etapas:
1.
Elaboração de roteiros para entrevistas ou pequenas declarações diárias do
político - busca-se nos jornais do dia, os principais assuntos da área política, e
elabora-se uma declaração do político sobre
o assunto, produzindo em seguida, um release a ser distribuído para toda a
imprensa;
2.
É importante ter em mente o "gancho" do dia, ou seja, a preocupação
dos editores de política que variam diariamente em função dos fatos;
3. Elaboração de pequenas entrevistas ou declarações sobre questões
sociais e econômicas importantes.
Para isto, ver o
noticiário dos jornais diariamente; inferir sobre o que poderia dar destaque numa
página de política de jornais de sua cidade, de Belo Horizonte e do Brasil.
4. Manter contatos
diários com os jornalistas que cobrem o setor político da Prefeitura, Câmara
Municipal, Assembléia Legislativa, fazendo
ligações de amizade, portanto, afetivas, criando laços de amizade, que podem
ser importantes em casos de
necessidades;
5.
Manter contatos também com os editores de política de cada jornal de Beagá,
buscando uma aproximação emocional, que é muito útil, e fazendo
aquilo que chamamos "lobby" político do seu cliente (prefeito,
vereador, deputado);
6.
Todo assunto de importância no Estado de Minas Gerais deve ser,
necessariamente, abordado pelo político através de declarações, em forma de
press-release, a ser distribuído na Sala da Imprensa;
7. Facilitar o
contato dos jornalistas com o político, sempre que for necessário;
8. Organizar
entrevistas coletivas sobre temas palpitantes que o político esteja envolvido;
9. Organizar encontros e conversas informais com os jornalistas, tipo um
café, um almoço; estes podem ser individuais (um jornalista de cada vez) ou
coletivos (todos os jornalistas da área política);
10.Elaborar
pesquisas periódicas, informais ou não, sobre a imagem
do político e os jornalistas que cobrem a área política de sua cidade, região e
estado; verificar se existe alguma falha, algum ruído na comunicação, e procurar resolver o problema;
11.Avaliar, com
freqüência, o trabalho da Assessoria de Comunicação Parlamentar.
Em suma, estes
são os principais tópicos que fazem parte da estratégia de marketing político; podem ser ampliados e melhorados na medida do possível.
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(*) Consultor
de Marketing Político
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