segunda-feira, 14 de julho de 2014

ESTRATÉGIAS DE MARKETING POLÍTICO



Estratégias de Marketing Político
COMO NÃO PERDER AS ELEIÇÕES

Prof. Dr. Sebastião Geraldo Breguez (*)


O desenvolvimento da ciência e de novas técnicas no setor da comunicação trouxe, hoje em dia, uma infinidade de possibilidades para quem trabalha coma opinião publica e na formação de imagens positivas para o grande público. A grande conquista, nesse setor, é a utilização das chamadas estratégias de Marketing Político, que são ações com o intuito de destacar um nome e suas qualidades juntos aos eleitores da forma mais clara e definitiva possível, levando nestas ações, informações de conteúdo que farão o eleitorado assimilá-las a um político. Depois, na segunda etapa, a estratégia visa a alimentar este conceito e defendê-lo.

Dessa forma, a imagem de um político depende, naturalmente, dos esforços que ele e sua assessoria desenvolvam na chamada Campanha Eleitoral, mas também na Campanha Pos- eleitoral. Esta pode ser dividida em duas partes:

1. Atuação política nas Câmaras Municipais, Assembléia Legislativa e Congresso Nacional e contatos políticos com as suas bases eleitorais;
 2. Atuação junto aos órgãos de comunicação social (jornais, rádio, TV, etc.). É do segundo tópico que vamos tratar aqui brevemente, de maneira pratica.

Uma Assessoria de Comunicação de um político (Prefeito, Vereador, Deputado) deve, constantemente, avaliar a sua imagem pública através do que diz dele a mídia (jornais, rádios, Tvs). Se o político aparece pouco no noticiário dos jornais, deve-se pesquisar quais as causas, através de investigações simples e informal junto aos jornalistas que cobrem o setor. For outro lado, deve-se montar uma estratégica política de comunicação, marketing político de comunicação, em que devem ser realizadas as seguintes etapas:

1. Elaboração de roteiros para entrevistas ou pequenas declarações diárias do político - busca-se nos jornais do dia, os principais assuntos da área política, e elabora-se uma declaração do político sobre o assunto, produzindo em seguida, um release a ser distribuído para toda a imprensa;
2. É importante ter em mente o "gancho" do dia, ou seja, a preocupação dos editores de política que variam diariamente em função dos fatos;
3. Elaboração de pequenas entrevistas ou declarações sobre questões sociais e econômicas importantes.
Para isto, ver o noticiário dos jornais diariamente; inferir sobre o que poderia dar destaque numa página de política de jornais de sua cidade, de Belo Horizonte e do Brasil.
4. Manter contatos diários com os jornalistas que cobrem o setor político da Prefeitura, Câmara Municipal, Assembléia Legislativa, fazendo ligações de amizade, portanto, afetivas, criando laços de amizade, que podem ser importantes em casos de necessidades;
5. Manter contatos também com os editores de política de cada jornal de Beagá, buscando uma aproximação emocional, que é muito útil, e fazendo aquilo que chamamos "lobby" político do seu cliente (prefeito, vereador, deputado);
6. Todo assunto de importância no Estado de Minas Gerais deve ser, necessariamente, abordado pelo político através de declarações, em forma de press-release, a ser distribuído na Sala da Imprensa;
7. Facilitar o contato dos jornalistas com o político, sempre que for necessário;
8. Organizar entrevistas coletivas sobre temas palpitantes que o político esteja envolvido;
9. Organizar encontros e conversas informais com os jornalistas, tipo um café, um almoço; estes podem ser individuais (um jornalista de cada vez) ou coletivos (todos os jornalistas da área política);
10.Elaborar pesquisas periódicas, informais ou não, sobre a imagem do político e os jornalistas que cobrem a área política de sua cidade, região e estado; verificar se existe alguma falha, algum ruído na comunicação, e procurar resolver o problema;
11.Avaliar, com freqüência, o trabalho da Assessoria de Comunicação Parlamentar.
Em suma, estes são os principais tópicos que fazem parte da estratégia de marketing político; podem ser ampliados e melhorados na medida do possível.
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(*) Consultor de Marketing Político

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