quarta-feira, 22 de março de 2017

CONTO POPULAR NO BRASIL

Estudo analisa conto popular no Brasil
Prof. Dr. Sebastião Breguez

O conto popular, também chamado de conto folclórico, é uma das mais ricas expressões da literatura oral em prosa e existe desde a antiguidade. Ele é um dos principais elementos que caracterizam, na história da comunicação humana, a fase da Comunicação Oral dos povos primitivos ou pré-históricos. Nesta fase, todo o processo de comunicação interpessoal estava baseado na oralidade – a palavra era som.  

Braúlio do Nascimento

São características do conto, além da oralidade, a antiguidade, o anonimato, a divulgação e a persistência. Apesar de estarmos na Era da Comunicação Eletrônica, os contos ainda persistem com inúmeras versões dando prova que os processos da Comunicação Oral ainda são importantes para o homem moderno da comunicação tecnológica.
O livro de Bráulio do Nascimento, Presidente de Honra da Comissão Nacional de Folclore e veterano pesquisador de cultura popular, mostra que, através de análise comparativa, pode-se fazer uma ponte entre a tradição européia e a tradição do Novo Mundo. No Brasil, o nosso conto popular tem fortes ligações com a tradição portuguesa. Assim, eles apresentam variações em função dos processos migratórios que provocaram alterações, adaptações e recriações.

Ao longo de 300 páginas, divididas em 14 capítulos, além da bibliografia e índice analítico, o autor mostra o fecundo debate científico, entre os vários teóricos que trataram o tema, o conto popular no Brasil, suas relações com o teatro, a literatura de cordel, Sílvio Romero e os contos sergipanos de origem africana, as variantes e invariantes da literatura oral.
Enfim, o livro é importante para dar referências mais precisas sobre a origem dos nossos contos folclóricos e suas relações com os países europeus e africanos. É um estudo que ilustra bem a análise sobre os processos de comunicação oral que caracterizavam os povos primitivos, mas que ainda persistem na modernidade. Daí serem estudados por folcloristas, antropólogos, comunicadores, psicólogos e psicanalistas.
Mais informação:
ESTUDOS SOBRE O CONTO POPULAR
Bráulio do Nascimento
Editora Terceira Margem
São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário