quarta-feira, 29 de março de 2017

FOLKCOMUNICAÇÃO DOS CHEQUES

http://www.redefolkcom.org/folkcomunicacao-nos-cheques/ 
FOLKCOMUNICAÇÃO DOS CHEQUES

Sebastião Breguez

" Mulher feia e cheque sem fundo eu protesto". Frase de Caminhão.

A Folkcomunicação é uma teoria criada, na década de 1960, pelo pernambucano Luiz Beltrão, criador das Ciências da Comunicação, no Brasil, para designar os estudos dos processos comunicacionais populares nas sociedades em processo de desenvolvimento. Ela engloba duas ciências, a Comunicação e a Antropologia. Ela estuda como se dá esta comunicação entre o popular, o erudito e a comunicação de massa. Na verdade, a Folkcomunicação é a primeira teoria brasileira da Comunicação que mostra que os processos reais (verdadeiros) da comunicação popular no Brasil não se articulam na Mídia (jornal, revista,rádio, TV).   O cheque é um instrumento importante do capitalismo financeiro que substitui o dinheiro (moeda ou papel) e permite que o cidadão faça transações comerciais de diversas sortes. Mas o povo se apropriou do cheque e se utiliza dele também para se comunicar . 



O jeitinho brasileiro de comunicar se mostra também nos lembretes de cheques pré-datados de uso comum no comércio em todo o país. Ali está presente a informalidade, a criatividade, a malícia, a gozação, a sensualidade e a irreverência que são traços característicos do estilo popular de comunicação no Brasil.  Isto forma a folkcomunicação  dos cheques na qual o povo brinca com o capitalismo financeiro. É mais uma área de pesquisa para estudantes e professores de Comunicação.



Usar cheque pré-datado é tradição no comércio no Brasil como forma de financiamento rápido e sem entraves burocráticos. Assim, o consumidor fica mais tranqüilo para fazer suas compras e pagar em suaves prestações mensais sem pesar seu orçamento familiar. É importante alavanca que movimenta o comércio e os bancos. Mas para fugir à seriedade do segmento, o povo passou a usar formas variadas de apresentações estéticas e gráficas dos lembretes. Usa-se e abusa-se nas cores, frases e desenhos. O documento bancário, assim, acabou se transformando em importante item de comunicação onde cada lembrete passa a ter sua individualidade estética.  E tem mensagem que mostra os valores do imaginário coletivo que circulam em torno do ato de compra e da falta de dinheiro.


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